Baleias e Golfinhos 2022

Temporada de

Baleias e Golfinhos

De Ilhabela 2022

FOTO: RAFAELA SOUZA

Temporada de

Baleias e Golfinhos

De Ilhabela 2022

FOTO: RAFAELA SOUZA

Baleias e
golfinhos

Ilhabela já é bastante conhecida pelas suas praias paradisíacas, exuberância da Mata Atlântica e belas cachoeiras. Recentemente, a atenção de visitantes e moradores tem se voltado para a costeira e para o mar aberto em busca de borrifos, splashes e acrobacias feitas por baleias e golfinhos.

 

Com um litoral formado por ilhas, ilhotes e parcéis, o Arquipélago de Ilhabela abriga 12 espécies de cetáceos que frequentam a região ao longo do ano. A espécie que mais se destaca é a baleia-jubarte, famosa por seus saltos e cantos. Ela é uma baleia migratória, que todos os anos viaja cerca de 5000 km desde a região subantártica das Ilhas Geórgia do Sul e Ilhas Sandwich do Sul, onde se alimentam, até a região de Abrolhos na Bahia, buscando águas mais quentes para a reprodução. Em Ilhabela elas estão de passagem e costumam ser mais vistas entre os meses de junho e agosto.

Outras espécies que marcam presença em Ilhabela são a baleia-tropical (Bryde), podendo ser considerada uma residente, a baleia-franca e a baleia-minke-anã. Além das baleias, os golfinhos dão um show no mar, o arquipélago é privilegiado pela presença de 08 espécies diferentes. Os que mais encantam com suas acrobacias e simpatia são o golfinho-pintado-do-atlântico e o golfinho-nariz-de-garrafa. As toninhas são moradores ilustres, embora difícil de serem avistadas, podem ser consideradas residentes locais. Já as orcas nos visitam esporadicamente e podem ser avistadas em diferentes épocas do ano. No arquipélago podem também ser encontrados a falsa-orca, o golfinho-de-dentes-rugosos, o boto-cinza e o golfinho-comum.

 

O mar de Ilhabela é repleto de vida, há muito para se ver e ouvir: suas águas cristalinas já foram cenário de dezenas de naufrágios que hoje são aproveitados para a prática de mergulho, também guarda fascinantes histórias de aventuras de piratas e corsários e revela paisagens encantadoras em seu encontro com costões rochosos e a Mata Atlântica, bioma este preservado em 85% do arquipélago pelo Parque Estadual de Ilhabela. Venha para a ilha, reserve seu passeio e descubra que navegar pelo arquipélago e desfrutar de toda esta beleza é uma experiência inesquecível.

Conheça mais sobre as 12 espécies de Baleias e golfinhos que podem ser avistados em Ilhabela e suas áreas de ocorrência:

Confira as agências locais especializadas no avistamento de cetáceos:

Close Bitnami banner
Bitnami