Baleias e Golfinhos

Baleias e Golfinhos

Próximo à costeira e em mar aberto, borrifos, splashes e acrobacias chamam a atenção de moradores e turistas.


Ilhabela é conhecida pelas praias paradisíacas, a exuberância da Mata Atlântica e suas belas cachoeiras. O que poucos sabem é que seu litoral serve de abrigo para 11 espécies de baleias e golfinhos.


A espécie que mais se destaca é a baleia-jubarte. Todo ano, ela viaja cerca de 5.000 km da região subantártica, onde se alimenta, até o estado da Bahia, onde se reproduz nas águas quentes de Abrolhos. De passagem por Ilhabela, a jubarte costuma ser vista de maio a agosto. Outra espécie constante em Ilhabela e que pode ser considerada uma residente é a baleia-tropical, também conhecida como Bryde.


Além das baleias, os golfinhos também dão um show no mar, o arquipélago é privilegiado pela presença de 07 espécies diferentes.


Os que mais encantam são o golfinho-pintado-do-atlântico e o golfinho-nariz-de-garrafa. Já as toninhas são moradoras ilustres. Diferente delas, que são residentes locais, as orcas nos visitam esporadicamente, mas podem ser avistadas em diferentes épocas. Presenciar a grandiosidade e beleza desses animais é uma experiência inesquecível!

Entre a Enseada das Enchovas e a Ponta da Sela

A paisagem é formada por locais de grande beleza, como o Farol da Ponta da Sela, a Ponta da Sepituba, o Buraco do Cação e também praias isoladas como Bonete, Enchovas e Indaiaúba. É um dos melhores hotspots para observação de baleias e golfinhos, a região é a mais visitada pelas jubartes. Também podem ser encontradas por aqui as baleias-tropicais (Bryde), além de orcas, o golfinho-de-dentes-rugosos, o boto-cinza, o golfinho-nariz-de-garrafa e o golfinho-pintado-do-atlântico. A Enseada das Enchovas é bastante frequentada pelas toninhas.

Canal de São Sebastião

 Canal de São Sebastião possui cerca de 23 km de extensão. O Farol da Ponta da Sela, ao sul, e o Farol da Ponta da Canas, ao norte, marcam seus extremos. Apesar do fluxo de embarcações e de ser uma área voltada ao continente, suas águas são ricas em biodiversidade e não raramente é possível se deparar com a passagem de jubartes, grupos de botos-cinza e golfinhos-pintados-do-atlântico

Entre a Ponta das Canas e a Ponta Grossa

Esta região é bastante visitada pelas baleias-tropicais (Bryde) e golfinhos como o pintado-do-atlântico, o golfinho-de-dentes-rugosos, o boto-cinza e as toninhas. Às vezes, alguma baleia-jubarte juvenil aparece entre a Praia do Poço e a Ponta Grossa.

Entre as ilhas dos Búzios e da Vitória

As ilhas dos Búzios e da Vitória abrigam comunidades tradicionais caiçaras e estão inseridas na área do Parque Estadual de Ilhabela. São ilhas posicionadas em mar aberto e, por isso, recebem em seu entorno baleias-tropicais (Bryde) e golfinhos como o pintado-do-atlântico, o golfinho-nariz-de-garrafa e as toninhas, além de aves pelágicas.

Entre a Ponta Grossa e a Ponta da Pirassununga

Este hotspot está localizado no lado leste de Ilhabela e inclui a região da Baía de Castelhanos. O local possui grande biodiversidade, pois recebe as correntes marinhas que trazem alimento para os cetáceos. Há ocorrências de jubartes e baleias-tropicais (Bryde). Os golfinhos são vistos com mais frequência entre a Ponta da Cabeçuda e a Ponta da Pirabura. O destaque vai para as toninhas, o golfinho-pintado-do-atlântico, o golfinho-de-dentes-rugosos, o golfinho-nariz-de-garrafa e o golfinho-comum. Na região, têm sido avistadas orcas, tubarões-baleia e raias-mantas-gigantes.

Entre a Ponta da Pirassununga e a Ponta do Boi

Este é um dos locais mais remotos de Ilhabela. A paisagem é marcada pelo relevo recortado e grandes paredões rochosos que fazem limite com o verde da Mata Atlântica. As jubartes e as baleias-tropicais (Bryde) costumam ser avistadas entre dois pontos que merecem destaque: o Farol da Ponta do Boi, um dos mais belos do país, e a Ponta da Pirabura, onde há mais de 100 anos naufragou o transatlântico Príncipe de Astúrias, conhecido como o Titanic Brasileiro. Nesse hotspot, também podem ser observados o golfinho-pintado-do-atlântico, o golfinho-nariz-de-garrafa e as toninhas. O tubarão-baleia e as raias-mantas-gigantes também têm sido avistados no local.

pt_BR