Cachoeira da Toca
A Cachoeira da Toca está localizada a 5 km da balsa, sentido leste, no caminho para a Estrada de Castelhanos, é um atrativo turístico de Ilhabela idealizado por Joseph Albert Van Sebroeck em 1967, com a abertura de três quedas d’água para visitação.
Atualmente, o local conta com completa infraestrutura: estacionamento pavimentado, guarda-volumes, sanitários, fornecimento de repelente próprio e sinalização. Há uma taxa de cobrança que dá direito a uma pulseira que é o ingresso válido para todo o dia. Durante a alta temporada, o espaço também tem um quiosque.
Hoje, a Cachoeira da Toca conta com 4 pontos para banho, acessados em caminhada de menos de 5 minutos por trilhas pavimentadas: a gruta que dá nome ao local (Toca), uma piscina ótima para crianças (Toquinha), ducha natural que permite relaxamento (Ducha) e um dos mais emblemáticos escorregadores naturais da ilha (Tobogã). Cada ponto para banho conta com sinalização, mostrando as profundidades máximas, com monitores para suporte, cordas de segurança, boias salva vidas e coletes.
É ainda um ótimo passeio para observação de pássaros. No espaço, os tutores também podem levar seus animais de estimação.
Outro importante atrativo do local, é a visita mediada do Engenho da Toca que traz a história da produção de cachaça de Ilhabela, em uma estrutura bem conservada das instalações, que contam com um plano de zeladoria reconhecido internacionalmente. Ao final da visita, vale a pena degustar as cachaças produzidas no local que é o último engenho da ilha ainda em funcionamento.