Comunidades Tradicionais

Galeria de imagens

Comunidades Tradicionais

Existem na ilha 14 comunidades tradicionais que preservam a cultura caiçara, algumas delas vivem isoladas geograficamente como é o caso dos 27 ilhéus de Vitória e Búzios e outras como, Castelhanos e Bonete já convivem e vivem do turismo:

 

Castelhanos

A comunidade dos Castelhanos situa-se na praia com o mesmo nome, que fica no lado aposto ao continente. O acesso é difícil, dá-se apenas pela estrada-parque dos Castelhanos ou pelo oceano. Entretanto, o ecoturista disposto a enfrentar o desafio de chegar à comunidade, além de se deparar com uma incrível paisagem, se enriquece com a cultura existente. A comunidade mantém suas tradições até hoje. Uma prática constante de seus costumes é a atividade pesqueira e o processo de salga de peixes.

 

Bonete

A comunidade do Bonete possui cerca de 70 famílias caiçaras, que preservam a riqueza de sua cultura tradicional. A praia de areias claras e com boas ondas para a prática do surfe é ideal para quem quer tranquilidade, contato com a natureza e com a cultura local. Ao visitar as comunidades , seja responsável e respeite os moradores locais. O ecoturismo deve gerar benefícios para o turista e para aqueles que o recebem

Close Bitnami banner
Bitnami