Mergulho

Mergulho

Operadoras de mergulho em Ilhabela oferecem toda a infraestrutura necessária para a prática da atividade em segurança, como embarcações e equipamentos, além do conhecimento dos principais pontos de mergulho, que são:

 

Ilha das Cabras
Localizada a apenas 100 metros de distância da costa, a Ilha das Cabras foi decretada Parque Municipal Marinho, em 1992, e desde então a caça-submarina, a pesca e a coleta de qualquer espécie foram proibidas. Assim, a atração para os mergulhadores é justamente a rica diversidade da fauna marinha, como por exemplo, garoupas, badejos, robalos, caranhas, sargos-de-dente, sargos-de-beiço, pirajicas, bodiões, dentre outras espécies. A Ilha das Cabras, em geral, é o destino escolhido por mergulhadores iniciantes. Aqueles que já têm mais experiência na prática da atividade optam pelos naufrágios ou pela Ilha de Búzios.

 

Ilha de Búzios
Esta ilha está a cerca de uma hora e meia de navegação a partir de Ilhabela e é considerada um dos pontos preferidos entre os mergulhadores paulistas. Como fica distante da costa, sua água costuma ser muito transparente, abrigando uma vasta quantidade de fauna submarina. A motivação dos mergulhados é poder visualizar raias, tartarugas-marinhas, frades, soldados, corcorocas e sargos. É comum avistar grupos de golfinhos durante o trajeto à ilha, mas a grande atração da Ilha de Búzios são as formações rochosas subquáticas. A formação principal é uma laje gigante com cerca de 600 m² sustentada sobre várias pedras menores que formam uma espetacular fenda horizontal com pouco mais de um metro de altura.

 

Naufrágios
Segundo levantamento elaborado pelo PGT 2015, o arquipélago conta com 29 navios naufragados, que podem ser conhecidos pelos mergulhadores interessados. Os naufrágios mais conhecidos são Príncipe Astúrias, Velasquez e Santa Terezinha. Normalmente, são procurados pelos mergulhadores mais experientes.

 

Além dos passeios e saídas de mergulho, as empresas especializadas de Ilhabela também oferecem cursos diversos, como os seguintes:

 

Mergulho autônomo – compreende aulas teóricas, aulas práticas em piscina e treinamento prático de mar do curso de mergulho autônomo básico é realizado na Ilha das Cabras, em águas rasas. O curso oferece certificação de instituições renomadas internacionalmente.

 

Avançado de mergulho – oferecido para mergulhadores já certificados que tenham interesse em ampliar os horizontes. Compreende orientações subaquáticas, introdução ao mergulho noturno e mergulho profundo. Também oferece certificação.

 

Mergulho em naufrágios – apresenta a história da navegação, noções de arqueologia subaquática, técnicas de busca e localização, procedimentos de segurança, técnicas de exploração, legislação, introdução aos recifes artificiais. A certificação também é oferecida.

 

Para mergulhadores que visam diversificar e ampliar sua formação, também são oferecidos cursos de mergulho noturno, mergulho em águas profundas e busca e resgate.

Galeria de imagens

Close Bitnami banner
Bitnami