Observatório de Turismo de Ilhabela

Observatório de Turismo de Ilhabela

Prefeitura Municipal de Ilhabela

O que é o Observatório?

Por compreender a importância do turismo como atividade econômica de elevada rentabilidade a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo constituiu o Observatório de Turismo de Ilhabela em parceria com o CIET (Centro de Inteligencia da Economia do Turismo do Estado de São Paulo) e o CLN (Circuito Litoral Norte). O Observatório de Turismo é um núcleo de estudos e pesquisas de Ilhabela que analisa o comportamento do turismo, contribuindo para que o destino se torne ainda melhor para seus visitantes e moradores.

Estes dados nortearão as estratégias de ação, de promoção e planejamento de Ilhabela no que diz respeito ao turismo local e regional. Em razão da importância que a sociedade confere ao turismo e das consequências econômicas e ambientais deste fato, o turismo já é hoje uma indústria e como tal precisa de novas tecnologias, de instrumentos modernos de gestão, de pesquisa e avaliação.

 

Algumas das atribuições do núcleo: 

  • Monitorar, analisar e compreender, frente à realidade nacional e regional, as tendências da atividade turística, desenvolvendo para o setor de turismo novas estratégias de gestão.
  • Elevar o nível de competitividade do produto turístico , melhorando assim o padrão de eficiência e eficácia das instituições envolvidas.
  • Divulgar, utilizando os mecanismos disponíveis (publicações, internet etc), estudos e pesquisas referentes ao desenvolvimento turístico.
  • Promover iniciativas inovadoras e criativas, que possam ser adaptadas à realidade local.

 

Os dados que são coletadas pelo observatório, são atualizadas periodicamente, de forma que se obtenham números atuais e confiáveis na construção e alimentação do “Banco de Dados do Setor do Turismo”.

73

Informativos (em breve)

Close Bitnami banner
Bitnami